loading

SJPF inicia novo estágio com apelo à contratação de portugueses

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) apresentou hoje o estágio para jogadores desempregados, num evento em que o presidente do organismo, Joaquim Evangelista, apelou aos clubes para contratarem futebolistas portugueses.

“À semelhança de outros setores da vida portuguesa, que apelam ao consumo de produtos portugueses, eu apelo à contratação de jogadores portugueses. Nesta altura, é um dever dos agentes desportivos, contratar jogadores portugueses e ajudar a minimizar os seus problemas. Mas também perceberem que essa aposta é uma aposta ganha”, disse.

Evangelista garantiu que não se move por qualquer intuito xenófobo, de limitação absoluta de jogadores estrangeiros.

“Ninguém nesta mesa, ninguém nesta sala, ninguém neste país é xenófobo, apenas não gostamos do excesso, do desequilíbrio que existe. É isso que pedimos, maior igualdade de tratamento”, afirmou.

Presente na conferência de imprensa, no Jamor, também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madail, lembrou que há muitos jogadores lusos de qualidade.

“Chamar a atenção para a necessidade de os clubes olharem para a matéria-prima que temos. Portugal não tem quantidade, mas tem muitos jogadores de qualidade, que militam nos escalões jovens, na II divisão, na III divisão e nos campeonatos distritais, mas que não são aproveitados”, referiu.

O líder federativo salientou ainda que a FPF deve apostar, no próximo mandato, numa “maior interação” entre os profissionais e os amadores.

Vice-presidente do SJPF, o antigo futebolista João Vieira Pinto salientou a importância do estágio “para jogadores que estão a passar grandes dificuldades”, recordando dois dos casos de sucesso.

“Aquilo que se passou com o Miguel Garcia e o Paulo Santos é a grande bandeira que temos desta iniciativa, porque eles tiveram coragem. Passaram por clubes grandes e tiveram humildade suficiente para, quando estiveram numa situação de desemprego, solicitar a ajuda do Sindicato. Não tiveram vergonha, continuaram com a sua humildade, trabalharam sério”, afirmou.

O defesa do Sporting de Braga é o patrono do estágio desta temporada, lembrando que também ele passou por uma situação difícil e conseguiu recuperar a confiança.

“Mas não foi só confiança, foi também motivação, a alegria de continuar a lutar pelo sonho de voltar a jogar ao mais alto nível”, afirmou Miguel Garcia.

O Leixões também se associou à iniciativa, ao comprometer-se a contratar um dos jogadores que estarão no estágio, com o presidente Carlos Oliveira a lembrar o caso de sucesso de Hugo Morais, contratado quando estava desempregado.

O IX estágio para jogadores desempregados realiza-se de 27 de junho a 31 de agosto, com o SJPF a abrir também esta iniciativa a jogadores amadores, a 28 de junho em Lisboa e a 30 em Vila Nova de Gaia, sendo escolhidos cinco em cada um dos locais.

Além do estágio, foi ainda apresentado o sítio Football Jobs, uma espécie de bolsa de emprego, na qual jogadores, clubes e agentes podem procurar oportunidades de negócio.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?