loading

Atletismo: Pistorius na 12.ª edição da Meia Maratona de Portugal

A 12.ª edição da Meia maratona de Portugal vai contar, amanhã, com a participação de mais de 16 mil atletas, entre os quais nomes sonantes da elite internacional, e com uma figura emblemática: Oscar Pistorius.

Atletismo: Pistorius na 12.ª edição da Meia Maratona de Portugal

O sul-africano, primeiro atleta paralímpico a participar num Mundial de atletismo, vai estar presente na prova portuguesa, numa acção que encara «como um privilégio e uma responsabilidade».

Oscar Pistorius esteve presente hoje na conferência de imprensa de antevisão da prova, na qual foi apresentado por Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, «como um exemplo de superação na luta contra a adversidade».

«Pistorius mostra que cada pessoa pode fazer das suas mágoas um caminho novo», afirmou Móia, incitando todos os atletas a «colocarem em cada hora o espírito de Pistorius».

Carlos Móia, que espera uma participação superior a 16.000 atletas, não acredita que seja estabelecido novo recorde mundial da meia-maratona, e ficaria «contente se houvesse novo recorde da prova».

A prova tem como cabeças de cartaz os quenianos Wilson Kiprop, campeão do Mundo da distância em 2010, e a vencedora da maratona de Londres 2011, Mary Keitany.

A prova renovou este ano a distinção de Gold Road Race, atribuída pela Federação Internacional de Atletismo apenas a 12 meias-maratonas, demonstrando assim, segundo Carlos Móia, o seu «extraordinário nível competitivo».

Após a conferência de imprensa, Oscar Pistorius, que recentemente participou nos Mundiais de atletismo, na Coreia do Sul, falou com Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade e da Segurança Social, que o classificou «como um exemplo e um estímulo».

Entre os 16 mil atletas esperados, a organização destaca ainda a presença do campeão europeu da maratona, o suíço Viktor Rothlin, o eritreu Teklemariam Medhin, medalha de prata nos mundiais de crosse em 2010, além da vencedora da maratona de Boston2011, Caroline Kilel, e da vencedora da meia-maratona de Stramilano, Abadel Brihane.

Entre os portugueses estão, entre outros, Dulce Félix, Sara Moreira, Anália Rosa, Inês Monteiro e Ana Dias, no sector feminino, enquanto em masculinos destaque para Rui Pedro Silva, Fernando Silva, José Rocha, Manuel Damião e Luís Feiteira.

A Meia-maratona terá dois pontos de partida devido ao desnível na ponte, com os atletas de elite (olímpicos, campeões mundiais e europeus e melhores portugueses) a saírem da Torre Galp, no Parque das Nações, juntando-se depois, aos três quilómetros, aos atletas que partem da Vasco da Gama.

À semelhança das outras edições, disputa-se igualmente a prova de deficientes motores em cadeira de rodas, que contará com a presença dos principais atletas estrangeiros e nacionais, entre os quais o espanhol Santiago Sanz, recordista e campeão mundial da distância.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?