loading

Atlético Madrid vence Espanyol e mantem-se a dois pontos do Barça

O Atlético de Madrid, desfalcado de Falcao, venceu hoje no terreno do Espanyol por 1-0, em jogo da sexta jornada da Liga espanhola de futebol, e isolou-se no segundo lugar, mantendo-se a dois pontos do líder FC Barcelona.

Atlético Madrid vence Espanyol e mantem-se a dois pontos do Barça

A vitória dos ‘colchoneros’ foi garantida por um golo solitário de Raul Garcia, aos 30 minutos, após assistência de Juanfran, vantagem que conseguiu segurar, apesar do assédio final dos catalães na tentativa de chegar à igualdade.

O internacional português Tiago jogou os 90 minutos e “capitaneou” a equipa do Atlético de Madrid, na qual não entrou o seu compatriota Sílvio, por opção técnica, não tendo sequer integrado o lote de 20 convocados do técnico Diego Simeone.

No Espanyol, outro internacional luso, Simão, fez parte do “onze”, mas seria substituído após o intervalo pelo atacante uruguaio Cristhian Stuani, enquanto Rui Fonte saltou do ‘banco’ aos 35 minutos, para substituir o médio Cristian Gomez.

Mesmo sem poder contar com o seu goleador Radamel Falcão, o Atlético Madrid, adversário da Académica no Grupo B da Liga Europa, assegurou os três pontos e soma agora 16, menos dois do que o líder FC Barcelona, o que lhe garante o segundo lugar isolado da Liga espanhola ao fim da sexta jornada.

Entretanto, o Real Madrid goleou hoje o Deportivo da Corunha por 5-1, com um “hat-trick” de Cristiano Ronaldo, e repôs a diferença de oito pontos para o “Barça”.

Ainda assim, os forasteiros marcaram primeiro, aos 16 minutos, quando o veterano ponta de lança espanhol Riki bateu Casillas, na sequência de uma assistência do jogador português Bruno Gama, num lance facilitado pelo defesa central francês Varane.

O início da reviravolta começou aos 23 minutos, através de uma grande penalidade cobrada por Cristiano Ronaldo e fabricada pelo ex-benfiquista Di Maria, que levou a melhor num lance de um contra um face ao veterano defesa Manuel Pablo e foi por este derrubado em cima da linha da grande área.

O mesmo Di Maria poria o Real Madrid em vantagem aos 38 minutos, após um grande passe de Modric a isolá-lo na grande área galega, e Cristiano Ronaldo fecharia a contagem antes do intervalo ao marcar o terceiro golo, de cabeça, após um ressalto de um remate de Sérgio Ramos que tabelou num defesa do Deportivo.

Com a vitória praticamente garantida, o Real Madrid não precisou de forçar o ritmo para chegar com naturalidade ao 5-1, com Pepe a assinar o quarto golo, de cabeça, num lance de bola parada, um livre cobrado por Xabi Alonso, e Cristiano o quinto, novamente de grande penalidade.

A partida iniciou-se com cinco jogadores portugueses em campo, dois pelo lado do Real Madrid – Cristiano Ronaldo e Pepe – e três pelo Deportivo – Zé Castro, Bruno Gama e Pizzi. Na segunda parte, o contingente luso seria reforçado, com a entrada de Nelson Oliveira, aos 56 minutos, para substituir Riki. O ex-sportinguista André Santos não saiu do ‘banco’ galego.

Com este triunfo, o Real Madrid pulou para o sexto lugar, com 10 pontos, menos oito pontos do que o líder FC Barcelona, adversário que vai defrontar na próxima jornada em Camp Nou, num jogo em que os merengues estão “proibidos” de perder sob pena de verem a distância para o rival alargar-se para 11 pontos ao fim da sétima jornada.

Nos outros jogos da sexta ronda já hoje disputados, o Granada recebeu e venceu o Celta de Vigo por 2-1, o Valladolid infligiu, com alguma surpresa, pesada derrota (6-1) ao Rayo Vallecano enquanto o Osasuna fez valer o fator casa para golear o Levante (4-0).

A jornada iniciou-se no sábado com o FC Barcelona a vencer o Sevilha, no Sánchez Pizjuán, por 3-2, depois de ter estado a perder por 2-0, num jogo marcado pela expulsão polémica do jogador chileno Medel, após um encosto de cabeças com Fàbregás, com o internacional espanhol a teatralizar a queda.

De resto, o mesmo Fábregás seria decisivo na reviravolta, não só por ter posto o Sevilha em inferioridade numérica, mas também pelos dois golos que marcou, o último dos quais aos 89 minutos, que restabeleceram o empate, desfeito aos 90+3 por David Vila, que saltara do ‘banco’ aos 79 minutos, a render Dani Alves. Lionel Messi não marcou, mas fez as assistências para o segundo e terceiro golos dos catalães.

Ainda no sábado, o Málaga, que está a fazer uma grande época, goleou em casa por 4-0 o Bétis, o Saragoça não resistiu na visita ao Mestalla, onde baqueou por 2-0, tal como o Athletic na curta deslocação ao rival basco, a Real Sociedad, que se impôs pelo mesmo resultado (2-0).

A sexta jornada encerra segunda-feira, com partida Getafe-Maiorca, a partir das 20:30.

Programa da jornada

Sábado, 29 de Setembro de 2012
Valência - Zaragoza, 2 - 0
Málaga - Bétis, 4 - 0
Real Sociedad - Athletic Bilbao, 2 - 0
Sevilla - Barcelona, 2 - 3

Domingo, 30 de Setembro de 2012
Granada CF - Celta de Vigo, 2 - 1
Valladolid - Rayo Vallecano, 6 - 1
Osasuna - Levante, 4 - 0
Real Madrid - Deportivo, 5 - 1
Espanyol - Atlético Madrid, 0 - 1

Segunda-feira, 1 de Outubro de 2012
Getafe - Mallorca, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?