loading

Barça na Cisjordânia para promover paz entre israelitas e palestinianos

Cerca de 24 mil pessoas encheram no sábado o estádio de Dura, na Cisjordânia, para ver Messi e Neymar e os restantes 'craques' do Barcelona, que estão no Médio Oriente para promover a paz entre israelitas e palestinianos.

Barça na Cisjordânia para promover paz entre israelitas e palestinianos

A equipa catalã chegou na manhã de sábado ao aeroporto de Tel Aviv, a segunda maior cidade de Israel, no âmbito da chamada ''Tour da Paz'', uma iniciativa que tem por objetivo promover a reconciliação entre israelitas e palestinianos, um conflito que dura há mais de seis décadas.

A iniciativa faz parte da pré-temporada do FC Barcelona e prevê reuniões com políticos e um 'jogo de treinocom crianças dos dois países, entre várias outras iniciativas.

Após a sua chegada a Jerusalém, os 'craques' do Barcelona descolaram-se imediatamente para a Cisjordânia, designadamente rumo ao estádio municipal de Dura, a sul de Herbon, que encontraram completamente a 'rebentar pelas costuras', segundo relatou a agência noticiosa espanhola EFE.

Num mar de bandeiras da Palestina, Catalunha e da equipa catalã cerca de três dezenas de crianças tiveram oportunidade de treinar com joradores como Messi, Iniesta ou Neymar, que também deram alguns toques de bola e autografaram várias camisolas.

''Amo o Barcelona. Estou muito feliz. Nunca imaginei que os veria cá, em Dura'', afirmou à agência EFE Mohamed Masri, adolescente palestiniano e grande fá do FC Barcelona.

Um forte dispositivo policial, com vários agentes das forças de segurança palestinianos e elementos à paisana, era visível nas imediações do estádio e já tinha marcado o percurso que a comitiva catalã fizera entre a cidade de Belém (Cisjordânia) até ao estádio situado a sul de Hebron.

Ao longo do percurso, refere a EFE, foram também vários os soldados israelitas que tiraram fotografias a comitiva do Barcelona, enquanto dezenas de palestinianos escoltavam a pé os seus ídolos.

O FC Barcelona tem ''uma enorme reputação aqui na Palestina'', explicou Omar Amat, citado pela EFE, que contudo se mostrou cautelos quanto ao efeito real que a iniciativa pode vir a ter na resolução do conflito israelo-palestiniano.

''É muito difícil que isto ajude a paz, porque os políticos e os líderes também não o conseguem. Mas o Tour pode fazer com que o mundo se lembre disto e pense o que pode fazer pela paz. Mesmo assim, agradecemos este esforço do Barcelona, é um bom passo'', afirmou.

Os 'craques' do Barcelona visitaram a Igreja da Natividade em Belém (Cisjordânia), local onde nasceu Jesus, segundo a tradição católica, e reuniram-se com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas.

Durante o dia de hoje (domingo) a comitiva catalã tem ainda previsto encontros com o presidente de Israel, Simón Peres, que os receberá na sua residência oficial, juntamente com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

Os joagadores catalãs devem ainda visitar o Muro das Lamentações (Jerusalém), o lugar mais sagrado e venerado pelo povo judeu, e fazer outra 'clínica'´ de futebol, desta vez com crianças israelitas e palestinianas no estádio Bloomfield, em Tel-Aviv.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?