loading

Crónica: FC Porto vence Moreirense e ganha terreno a Benfica e Sporting

O FC Porto venceu hoje o Moreirense, por 3-0, em partida da 17.ª jornada da Primeira Liga, num resultado que permite aos 'dragões' ganhar terreno aos rivais Benfica e Sporting.

Crónica: FC Porto vence Moreirense e ganha terreno a Benfica e Sporting

Oliver Torres e André Silva, ainda na primeira parte, e Marcano, na etapa complementar apontaram os golos dos 'azuis e brancos', num jogo em que o Moreirense, com parca capacidade de resposta, alinhou toda a segunda parte reduzido a dez, após a expulsão de Francisco Geraldes, aos 45 minutos.

Com esta vitória, os portistas capitalizaram os seus 38 pontos com os empates, nesta jornada, dos principais rivais, reduzindo para quatro pontos a desvantagem para o líder Benfica e ampliando, também para quatro, a vantagem sobre o terceiro classificado Sporting.

Já o Moreirense, que ainda há uma semana tinha vencido em sua casa precisamente o FC Porto, por 1-0, eliminando-o da Taça da Liga, desce para a 16.ª posição, apenas um lugar acima da 'linha d´água', com 14 pontos somados.

A partida até começou numa toada de 'parada e resposta', com o FC Porto, logo aos dois minutos, a deixar o primeiro sinal de perigo, num cabeceamento de Corona, ao lado, e o Moreirense a responder, pouco depois, com um remate de Francisco Geraldes, que Casillas susteve.

Apesar do atrevimento inicial do Moreirense, os 'azuis e brancos' não demoraram a tomar o controlo do desafio, avolumando as suas movimentações ofensivas e surgindo com mais acutilância junto à baliza minhota.

Acabou, por isso, por não surpreender o primeiro tento dos locais, à passagem da meia hora de jogo, por intermédio de Oliver Torres.

O médio espanhol surgiu solto de marcação para rematar forte após assistência de Marcano, que tinha, previamente, recuperado a bola na sequência de um livre cobrado por Alex Teles.

O tento da desvantagem viria a acentuar a queda de ritmo que da equipa comandada por Augusto Inácio, que mostrava dificuldades para armar os seus contra-ataques perante o predomínio do volume atacante portista.

Assim, o segundo golo para ao FC Porto, aos 42, surgiu, igualmente, com naturalidade, desta feita assinado por André Silva.

Depois de Diogo Jota galgar desde o meio campo e servir Corona, que ainda esboçou um remate inicial, desviado por Makaradize, a bola sobrou para o ponta de lança do FC Porto, que cabeceou para o 2-0.

A situação do Moreirense viria a complicar-se ainda mais antes do intervalo, depois de Francisco Geraldes ver o segundo amarelo, num espaço de 15 minutos, e deixar a equipa reduzida a dez para todo o segundo tempo.

Essa contrariedade para os 'cónegos' foi visível logo após o reatamento, com o FC Porto a retomar o domínio e a conseguir intensificar a sua pressão.

Um remate de Diogo Jota, por cima, e um par de oportunidades esboçadas por André Silva, que tiveram boa oposição do guarda-redes do Moreirense, acabaram por ser o prenúncio do 3-0, que surgiu aos 62 minutos, por Marcano.

O defesa-central espanhol, que tinha feito assistência para o primeiro golo, foi desta vez o protagonista principal, desviando de cabeça um canto cobrado por Herrera.

Do outro lado, o Moreirense não conseguia causar mossa, mantendo-se, quase sempre, acometido à sua área, e completamente inofensivo a criar contra-ataques.

Nesta toada, o FC Porto dominou até ao final, e mesmo sem dar tons de goleada ao triunfo, houve tempo para o ?reforço' Kelvin, que se estreou esta época, receber uma das maiores ovações da noite, quando entrou para os minutos finais.

Programa da jornada

Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2017
Arouca - Estoril, 2 - 1

Sábado, 14 de Janeiro de 2017
Benfica - Boavista, 3 - 3
V. Setúbal - Nacional, 1 - 0
Desp. Chaves - Sporting, 2 - 2
Feirense - V. Guimarães, 0 - 0

Domingo, 15 de Janeiro de 2017
Marítimo - Paços Ferreira, 3 - 1
FC Porto - Moreirense, 3 - 0
Belenenses - Rio Ave, 1 - 0

Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2017
Sp. Braga - Tondela, 2 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?