loading

Patrocinadores japoneses do FC Barcelona querem esclarecer alegado ato racista

Duas empresas nipónicas patrocinadoras do FC Barcelona pediram hoje explicações ao clube catalão sobre um vídeo no qual os jogadores Dembélé e Griezmann fazem comentários, em tom jocoso, sobre os empregados de um hotel durante um estágio no Japão.

Patrocinadores japoneses do FC Barcelona querem esclarecer alegado ato racista

“Acreditamos que a filosofia do desporto não tolera discriminação”, afirmou hoje em comunicado a empresa fabricante de videojogos Konami, que além de uma relação com o FC Barcelona, também estava ligada ao internacional francês Antoine Griezmann.

A Konami anunciou hoje o cancelamento do contrato com Griezmann, que em junho tinha sido apresentado como o ‘embaixador’ de um jogo de cartas que a marca irá lançar no final do ano.

A empresa referiu ainda que a irá pedir explicações ao FC Barcelona sobre o vídeo, filmado em 2019, e divulgado no fim de semana passado.

Entretanto, o presidente do grupo de comércio eletrónico Rakuten, principal patrocinador da equipa catalã, classificou como “inaceitáveis” os comentários dos dois futebolistas e anunciou que iria fazer um protesto formal junto do clube espanhol.

O vídeo foi gravado por Ousmane Dembélé e mostra uma conversa entre os dois futebolistas, num hotel japonês onde a equipa estava alojada.

Griezmann, que no vídeo sorri perante as afirmações do compatriota sobre o aspeto físico dos trabalhadores, já veio a público negar as acusações de racismo, e garantiu estar “comprometido na luta contra qualquer forma de discriminação”.

Ousmane Dembélé reconheceu a autoria do vídeo, que disse ser de cariz privado, explicou que a cena poderia ter-se passado em qualquer parte do mundo, e assegurou que as “expressões não são dirigidas a nenhuma comunidade em concreto”.

“Entendo que possa ter de alguma forma ofendido as pessoas presentes nas imagens. Apresento-lhes as minhas sinceras desculpas”, afirmou.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?