loading

LC feminina: Benfica arranca para segunda aventura do 'top 16' da Europa

O Benfica começa na quarta-feira, no reduto do ‘todo-poderoso’ FC Barcelona a segunda aventura na fase de grupos da Liga dos Campeões feminina de futebol, ainda sem grandes ambições em termos de apuramento.

LC feminina: Benfica arranca para segunda aventura do 'top 16' da Europa

Além das vice-campeãs em título e vencedoras da edição 2020/21, as comandadas de Felipa Patão enfrentam as alemãs do Bayern Munique, numa reedição do que sucedeu na temporada passada, e as suecas do Rosengard, ‘compatriotas’ do Häcken de 2021/22.

O conjunto ‘encarnado’ tem mostrado evolução e logrou manter o pleno de presenças na fase de grupos, apenas introduzida na ‘Champions’ feminina na época transata, ao afastar Hajvalia (Kosovo), Twente (Países Baixos) e Rangers (Escócia).

Desta forma, o Benfica, que só ‘existe’ no feminino desde 2017/18, garantiu um lugar entre as 16 melhores equipas da Europa, que, na fase de grupos, ficam divididas em quatro grupos de quatro, avançando, para os ‘quartos’, as duas primeiras de cada.

Na época passada, as campeãs nacionais em título tiveram uma prestação positiva, dentro do que parecia possível, conseguindo acabar no terceiro lugar do Grupo D, atrás do Lyon, que viria a vencer a prova pela oitava vez, e do Bayern e à frente do Häcken.

As ‘encarnadas’ não evitaram goleadas com as gaulesas (0-5 nos dois jogos) e em Munique (0-4), mas conseguiram empatar na receção às bávaras (0-0, na estreia) e equilibraram os dois jogos com as suecas, com as quais perderam em casa (0-1) e ganharam fora (2-1).

O histórico primeiro – e até agora único - triunfo na fase de grupos da ‘Champions’ aconteceu em 17 de novembro de 2021, em Gotemburgo, onde as ‘encarnadas’ venceram por 2-1, graças a um golo de Catarina Amado, aos 90+1 minutos, depois de Elin Rubensson anular aos 74, de penálti, o tento inicial das portuguesas, apontado pela canadiana Cloé Lacasse, aos três.

Para a segunda aventura no top-16, o Benfica apresenta-se com reforços de ‘peso’, nomeadamente com a contratação da média Andreia Norton (ex-Sporting de Braga) e a recuperação da avançada Nycole, que falhou quase toda a época passada por lesão.

Carole Costa, Jéssica Silva, Ana Vitória, Cloé Lacasse e a ‘mágica’ Kika Nazareth são as outras ‘estrelas’ da equipa ‘encarnada’, junto com Catarina Amado, a recuperar de lesão, Ana Seiça, Lúcia Alves, Andreia Faria ou a guarda-redes Rute Costa (ex-Famalicão), sem esquecer a capitã Pauleta, a personificação da raça.

O Benfica tem armas de qualidade, mas, do outro lado, estão equipas de topo, uma delas clara candidata ao cetro, o FC Barcelona, mesmo desfalcado, por grande lesão, de Alexia Putellas, a ‘Bola de Ouro’ em título.

As catalãs não têm Putellas, mas contam com Sandra Panõs, Lucy Bronze, Irene Paredes, Mapi León, Rolfo, Patri Guijarro, Keira Walsh, Aitana Bonmati, Caroline Hansen, Crnogorcevic, Engen, Marion Caldentey, Oshoala ou a ex-benfiquista Geyse.

Se o ‘Barça’ tem uma ‘super-equipa’ e é o grande favorito a vencer o agrupamento, o Bayern apresenta-se como o outro grande candidato ao apuramento, com craques como Giulia Gwinn, Linda Dallmann, Lina Magull, Klara Buhl, Sydney Lohmann, Lea Schuller, Tainara ou Jovana Damnjanovic.

Por seu lado, o Rosengard está a um passo de somar o seu segundo título consecutivo de campeão da Suécia, com um plantel em que pontificam muitas internacionais de vários países, incluindo as avançadas suecas Oliva Schough e Loreta Kullashi.

O Benfica começa na quarta-feira em Barcelona, para depois receber Bayern Munique (27 de outubro) e Rosengard (24 de novembro). Depois, em dezembro, as ‘encarnadas’ jogam na Suécia (07), recebem as catalãs (15) e fecham em Munique (21).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?