loading

"É impossível não comparar Roger Schmidt com o Rúben Amorim"

A decisão de Roger Schmidt, treinador do Benfica, de não comparecer na conferência de imprensa prévia ao jogo contra o Vizela pela 22ª jornada da Primeira Liga Portuguesa tem gerado polémica e levantado questões sobre a sua comunicação e liderança no clube encarnado.

"É impossível não comparar Roger Schmidt com o Rúben Amorim"
SL Benfica

"Alguma vez o Rúben Amorim faltou a alguma conferência de imprensa por não ter um sorriso nos lábios?"

A ausência do técnico alemão na conferência de imprensa foi interpretada por Maniche, ex-jogador e comentador desportivo, como uma medida de proteção a Schmidt, muito por culpa da sua comunicação considerada fraca.

O antigo internacional português argumenta que o Benfica está a proteger Schmidt de críticas adicionais à sua comunicação, uma vez que o técnico não tem conseguido motivar os adeptos benfiquistas com as suas palavras.

"É o Benfica a perceber que não é uma boa estratégia continuar a bater numa parede à espera de transformar numa porta", começou por dizer, em declarações na CNN Portugal, antes de apontar o dedo à comunicação de Roger Schmidt.

"Isto é, é a proteção de um treinador que tem uma comunicação fraca, que é evidente, que não dá esperança, que não dá vitalidade, obviamente, aos adeptos do Benfica", observou Maniche.

"Os adeptos não são parvos. Não pode é dizer que estão a jogar muito bem, topo futebol, topo futebol"

Diogo Luís, por outro lado, compara a situação de Schmidt à de Rúben Amorim, treinador do Sporting, destacando a diferença na abordagem comunicativa de ambos.

O antigo lateral do Benfica sugere que Roger Schmidt deveria reconhecer as dificuldades e resultados positivos do Benfica, em vez de tentar criar uma narrativa otimista que não reflete a realidade do desempenho da equipa.

"Atenção, em 14 jogos, o Benfica tem 12 vitórias e 2 empates. O Roger Schmidt pode ir perfeitamente a uma conferência de imprensa e justificar-se com isto", começou por dizer o agora comentador, em declarações concedidas também na CNN Portugal.

"Dizer, ok, eu percebo as exibições não têm sido bem conseguidas, mas também tem que perceber isto, e tem que dizer isto, porque os adeptos não são parvos. Não pode é dizer que estão a jogar muito bem, topo futebol, topo futebol", destacou Luís.

Diogo Luís enfatiza ainda a importância da transparência e da assunção de responsabilidades por parte de Schmidt.

"Não, dizer, olha, as exibições não estão a ser conseguidas, mas atenção, o Benfica está em primeiro lugar, o Benfica está nas quartos de final, na meia-final da Taça de Portugal, está na Liga Europa com todas as possibilidades para passar o Toulouse, para passar as oitavas de final, é só pegar nisso e dizer", observou o antigo jogador.

"E as exibições vão surgir, vão melhorar, porque agora os jogadores já estão aqui, tem mais jogadores, tem mais opções, uns estão-se a adaptar, é só dizer isto. Não é querer enganar os outros, dizer, não, as exibições estão fantásticas", destacou.

Comparando com Amorim, que assumiu a responsabilidade pelas dificuldades do Sporting mesmo quando o clube estava em quarto lugar na época transata, Luís argumenta que Schmidt deveria adotar uma abordagem mais honesta e realista sobre o desempenho da equipa do Benfica.

"E é impossível não comparar com o Rúben Amorim, onde no passado, o Sporting esteve em quarto lugar. Foi uma época terrível", lembrou Diogo Luís.

"Alguma vez o Rúben Amorim faltou a alguma conferência de imprensa por não ter um sorriso nos lábios? Alguma vez ele deixou para trás a sua responsabilidade?", questionou o comentador.

"Pelo contrário, assumiu a sua responsabilidade, dizia, eu jogo assim, porque eu acho que é assim o caminho, estamos a jogar mal, é verdade, jogámos mal, merecemos perder, não custa dizer isso", rematou Diogo Luís.

As opiniões de Maniche e Diogo Luís destacam as perspetivas divergentes sobre a comunicação de Schmidt e a sua ausência na conferência de imprensa de antevisão ao próximo encontro dos encarnados para o campeonato.

Enquanto Maniche vê a medida como uma forma de proteger o treinador, Luís acredita que Schmidt deve ser mais transparente e assumir a responsabilidade pelos resultados e desempenho da equipa.

A ausência de Schmidt na conferência de imprensa levanta ainda questões sobre o seu futuro no Benfica e a forma como a direção do clube está a gerir a situação e, certamente que os debates sobre a comunicação e liderança de Schmidt continuarão a ser discutidos enquanto o Benfica prossegue na temporada.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?