loading

Galeno, do FC Porto para a Seleção Portuguesa?

As boas exibições de Galeno já chegaram ao Brasil, com o avançado do FC Porto a ser chamado pela ‘canarinha’ para jogos particulares. Com passaporte português, será que Galeno deve jogar por Portugal?

Galeno, do FC Porto para a Seleção Portuguesa?

Galeno na Seleção Portuguesa?

Aos 26 anos, Galeno vive a melhor fase da carreira. Nascido no Brasil, o jogador do FC Porto foi chamado pelo selecionador Dorival Júnior para os particulares com Inglaterra e Espanha, mais para o final de março.

Porém, desde maio de 2022 que Galeno tem também nacionalidade portuguesa. Desta forma, o extremo luso-brasileiro do FC Porto começou a ser falado como opção para a Seleção Nacional.

Galeno no FC Porto

Afinal, os números revelam que Galeno está na melhor fase da carreira. Aliás, não é por acaso que foi batizado como “senhor Champions”.

Na Liga dos Campeões desta época, Galeno registou cinco golos em sete jogos, além de quatro assistências.

Um desempenho que justifica os 11,41 milhões de euros que o FC Porto já pagou pelo jogador (dados do Transfermarkt):

- 1,5 milhões em 2016, quando o contratou ao Grêmio Anápolis para a equipa B;
- 9,91 milhões em janeiro de 2022, para o resgatar ao SC Braga, que o tinha comprado ao FC Porto por 3,5 milhões.

Na segunda metade da época 2021/22, Galeno fez 12 jogos pelo FC Porto, mas só marcou um golo.
No entanto, na temporada 2022/23, Galeno começou a justificar o regresso ao FC Porto:

- 52 jogos;
- 15 golos;
- 9 assistências.

Perfil de Galeno

Com as exibições desta época e possuindo passaporte português, Galeno começou a ser hipótese para a Seleção Nacional.
Veja a ficha completa de Galeno.

Mas quem é Galeno? Natural de Barra da Corda, no estado do Maranhão (Brasil), Wenderson Rodrigues do Nascimento Galeno chegou ao futebol português em 2016, reforçando o FC Porto B.

Com empréstimos ao Portimonense e Rio Ave pelo meio, Galeno acabou por ser contratado pelo SC Braga, em 2019, por 3,5 milhões de euros.

Em janeiro de 2022, o FC Porto vendeu Luis Díaz ao Liverpool por 47 milhões de euros e, logo no dia a seguir, pagou 9,91 milhões para contratar Galeno pela segunda vez.

No relvado, Galeno distingue-se pela velocidade. Muito forte nos duelos individuais, o avançado tem revelado uma melhoria na finalização. Além disso, Galeno tanto estica na ala como abre espaços ao descair para o meio.

Galeno na Seleção Nacional?

As boas exibições de Galeno nesta temporada, em especial na Champions League, colocaram o avançado do FC Porto no lote de opções ao dispor do selecionador Roberto Martínez.

A convocatória do Brasil veio acelerar o processo. Ao pensar nos eleitos para os particulares com Suécia e Eslovénia, também neste final de março, o selecionador terá de decidir se chama ou não Galeno à Seleção Nacional.

Se não for chamado já a representar Portugal, Galeno poderá estrear-se com a camisola do ‘escrete’ já este mês e assim deixar de ser opção para Portugal.

O que dizem de Galeno na Seleção?

Porém, já muito antes do Brasil chamar por Galeno que o jogador do FC Porto tem sido colocado no lote de opções para a Seleção Portuguesa.

Ou seja, Galeno tem a chance de representar Portugal no Euro 2024.

E muitas personalidades do futebol têm comentado essa hipótese, incluindo o próprio Roberto Martínez: “É um jogador diferente e que na nossa estrutura pode jogar por fora, sendo destro pode atuar na esquerda” – Roberto Martínez, selecionador de Portugal;

“Eu acho que ele está preparadíssimo. Aliás, tive a oportunidade de falar com o Selecionador Nacional sobre ele, porque me perguntou” – Sérgio Conceição, treinador do FC Porto;

“Se o selecionador entender que faz falta à nossa Seleção Nacional porque não?” – Maniche, ex-internacional português;

“Já temos o Pepe, já temos o Otávio, já temos o Matheus Nunes. Isto não é a seleção de futsal do Azerbaijão. Galeno que vá para o Brasil” – Fernando Mendes, ex-internacional;

“Não é uma certeza que Galeno iria estar presente na fase final do Euro” – Sousa, ex-jogador do FC Porto;

E o leitor, gostava de ter Galeno na Seleção Portuguesa?

Queremos saber o que você pensa quanto à hipótese de Galeno representar Portugal no Euro 2024, caso seja chamado por Roberto Martínez e ignore a convocatória do Brasil.

Deixe a sua opinião nos comentários.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?