loading

Marítimo empata em Newcastle e está fora da Liga Europa

O Marítimo ficou hoje afastado dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, ao empatar 1-1 no terreno do Newcastle, em jogo da quinta e penúltima jornada do Grupo D.

Marítimo empata em Newcastle e está fora da Liga Europa

Nesta partida da quinta e penúltima jornada do Grupo D, no Estádio de St. James’ Park, o golo inaugural, de Marveaux (23 minutos), não foi suficiente para agitar a equipa madeirense, que só acordou na segunda parte: chegou para o empate de Fidélis (77), mas foi pouco para as necessidades do Marítimo.

O conjunto “verde-rubro” voltou a mostrar lacunas da finalização e o Newcastle agradeceu, garantindo a qualificação para a próxima fase, juntamente com os franceses do Bordéus, que triunfaram sobre Club Brugge (2-1). Os belgas descolam-se agora ao Funchal apenas para cumprir calendário.

Um remate de Santon, para defesa apertada de Salin (03 minutos), foi primeiro sinal de perigo do conjunto inglês, que iniciou o encontro a tentar surpreender o Marítimo, procurando encontrar o possante Cissé nas costas da defesa e explorando a velocidade de Marveaux ou Sammy Ameobi nas alas.

Foram assim os minutos iniciais, com o Marítimo a querer pausar o jogo e a fechar as linhas, sem conseguir responder à altura. As tímidas iniciativas atacantes da equipa de Pedro Martins pouco incomodaram o mais decidido conjunto inglês.

Resistiu assim o Marítimo até ao minuto 23. Uma perda de bola ainda no seu meio-campo deixou o francês Ben Harfa com tempo e espaço para lançar o compatriota Marveaux, que entrou na área sobre a direita e desfez-se com facilidade da oposição de Ruben Ferreira, para bater Salin com um tiro rasteiro por entre as pernas.

Obrigado a assumir o comando, o Marítimo continuou a evidenciar a alergia ao golo que tem sido característica esta época – apenas um na Liga Europa e cinco na I Liga antes deste encontro. Num conjunto pouco agressivo, Adilson foi pouco mais do que um espetador entre os centrais Steven Taylor e Coloccini, enquanto Sami e Danilo nunca encontram espaço junto às linhas.

Confortável com a vantagem, o conjunto Alan Pardew controlou a partida sem se esforçar, embora retirando margem à criatividade de David Simão, que raramente encontrou brechas para levar a bola às zonas mais avançadas. Sem qualquer oportunidade de golo até ao intervalo, a única boa notícia para os insulares foi a lesão de Ben Harfa, substituído por Ba (40).

As contrariedades para os “magpies” prosseguiram na segunda parte, com a saída forçada de Cissé, rendido por Amalfitano (51), e o Marítimo começou cedo a dar sinais de maior ambição, com um tiro frontal de Danilo Dias que Krul deteve com alguma dificuldade (53) e um cabeceamento de Sami (59), ligeiramente ao lado.

Com a agressividade e a velocidade que não teve no primeiro tempo, o Marítimo voltou ameaçar, de novo num remate de longe de Danilo (62) e outro do ponta-de-lança Fidelis (62) - acabado de entrar para o lugar do apagado Adilson -, mas também se mostrou mais exposto aos contra-ataques de um Newcastle demasiado descontraído.

Os britânicos iam “ganhando” em dois campos e o Marítimo tentava fugir à eliminação. Depois de mais uma “bomba”, desta vez de Ruben Ferreira (73), desviada pelo guarda-redes, Fidélis cumpriu a lógica do desenrolar da partida e empatou aos 79, com uma forte arrancada que deixou Taylor “pregado” e um remate de esquerda sob as pernas de Krul.

Os insulares continuaram a crescer e não pararam de procurar o golo que manteria viva a esperança do apuramento, mas o mesmo Fidélis rejeitou o papel de “herói” já em período de compensação (90+3), quando surgiu completamente solto sobre a direita e atirou para longe do alvo o cruzamento perfeito de Ruben Brígido.

Programa da jornada

Quinta-feira, 22 de Novembro de 2012
Anzhi - Udinese, 2 - 0
Neftchi PFK - Partizan, 1 - 1
Rubin - Inter, 3 - 0
Basel - Sporting, 3 - 0
Metal Kharkiv - Leverkusen, 2 - 0
Helsingborg - Levante, 1 - 3
Sparta - Lyon, 1 - 1
Lazio - Tottenham, 0 - 0
Panathinaikos - Maribor, 1 - 0
Rosenborg - Rapid Wien, 3 - 2
Hannover 96 - FC Twente, 0 - 0
Fehérvár FC - Genk, 0 - 1
Club Brugge - Bordeaux, 1 - 2
PSV - Dnipro, 1 - 2
Liverpool - Young Boys, 2 - 2
AIK - Napoli, 1 - 2
Molde - Kobenhavn, 1 - 2
Académica - Plzen, 1 - 1
Mönchengladbach - AEL Limassol, 2 - 0
Marseille - Fenerbahce, 0 - 1
Newcastle - Marítimo, 1 - 1
Steaua - Estugarda, 1 - 5
Atlético Madrid - Hapoel Tel Aviv, 1 - 0

Quarta-feira, 28 de Novembro de 2012
Ironi Kiriat - Athletic Bilbao, 0 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?