loading

Dilma classifica de «lamentável» incidente racista com Tinga no Peru

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, classificou hoje de "lamentável" o incidente racista ocorrido no jogo Real Garcilaso-Cruzeiro, quando adeptos da equipa peruana imitaram sons de macacos sempre que Tinga, do Cruzeiro, do Brasil, tocava na bola.

Dilma classifica de «lamentável» incidente racista com Tinga no Peru

"Foi lamentável o episódio de racismo contra o jogador Tinga, do Cruzeiro, no jogo de ontem [quarta-feira], no Peru. (...) Ao sair do jogo, Tinga disse que trocaria os seus títulos por um mundo com igualdade entre as raças”, publicou a presidente no twitter, a propósito do ocorrido com o jogador, que jogou no Sporting em 2004 e 2005.

O jogo, disputado em Huan Cayo, contava para a Taça Libertadores da América e terminou com a vitória por 2-1 da equipa peruana sobre a mineira, atual campeã do Brasil.

Aos 66 minutos, Tinga, de 36 anos, entrou em campo para substituir Ricardo Goulart. A partir desse momento, e sempre que Tinga tocava na bola, os adeptos adversários guinchavam e imitavam macacos.

No final do jogo, o antigo jogador do Sporting, Borussia Dortmund e Grémio, entre outros, lamentou o episódio: "Estou muito chateado. Tentamos esquecer isso dentro de campo, mas eu fico muito chateado com isso. Infelizmente, aconteceu. Joguei vários anos na Alemanha e isso nunca aconteceu. Agora, num país vizinho ao nosso, onde existem pessoas iguais a mim, acontece isso. Por mim, eu deixaria de ganhar qualquer título para que não houvesse mais desigualdade", disse.

Os jogadores do Cruzeiro acusam ainda o árbitro, o venezuelano José Argote, de não ter tomado medidas em relação ao incidente.

O racismo nos estádios é uma das maiores preocupações atuais da FIFA, que faz constantes campanhas contra a discriminação.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?