loading

Liga Europa: Braga e Marítimo procuram qualificar-se para os ‘play-off’

Sporting de Braga e Marítimo procuram capitalizar na quinta-feira os empates obtidos nos estádios dos suecos do AIK e dos búlgaros do Botev Plovdiv e qualificar-se para o ‘play-off’ de acesso à Liga Europa de futebol.

Liga Europa: Braga e Marítimo procuram qualificar-se para os ‘play-off’

Os minhotos estão em ligeira vantagem, graças ao golo marcado em Estocolmo pelo defesa brasileiro Raúl Silva, que fez prevalecer na igualdade 1-1 frente ao AIK, na primeira mão da terceira pré-eliminatória, enquanto o Marítimo ficou-se por um ‘nulo’ em Plovdiv.

Contra as equipas portuguesas joga o facto de os dois adversários estarem em plena atividade nos respetivos campeonatos, em especial o AIK, terceiro classificado na liga sueca, após a realização de 17 jornadas, apesar de ter perdido por 1-0 no domingo, em casa, como o ‘aflito’ Kalmar.

O Braga, em contrapartida, está em plena fase de construção de uma equipa renovada e tenta recompor-se de uma época invulgarmente atribulada, durante a qual conheceu três treinadores: José Peseiro, Jorge Simão e Abel Ferreira, atual técnico.

Enquanto os ‘arsenalistas’, que na época passada se ficaram pela fase de grupos, entram na prova logo na terceira pré-eliminatória, os suecos já passaram por duas rondas preliminares, nas quais afastaram o Klaksvík, das Ilhas Faroé (0-0 e 5-0), e os bósnios do Zeljeznicar (0-0 e 2-0).

O Botev Plovdiv, vencedor da última edição da Taça da Bulgária, também faz o seu caminho sem grandes sobressaltos na fase de qualificação da segunda prova continental de clubes, eliminando os albaneses do Partizani Tirana (3-1 e 1-0) e os israelitas do Beitar Jerusalém (1-1 e 4-0).

Tal como o AIK, o Botev perdeu em casa no domingo, na terceira jornada da liga búlgara, mas por rotundo 6-2, frente ao CSKA Sófia (o médio português Tiago Rodrigues marcou um dos golos da equipa da capital), ocupando um modesto 11.º lugar na classificação.

Os italianos do AC Milan, reforçados com o avançado internacional português André Silva, e os holandeses do PSV Eindhoven, duas equipas mais habituadas aos ‘voos’ da Liga dos Campeões, também procuram seguir em frente na competição.

O PSV enfrenta uma tarefa mais complicada, pois terá de recuperar da derrota por 1-0 sofrida na receção aos croatas do Osijek, ao passo que o Milan deverá gerir sem dificuldade o triunfo pela mesma margem obtido no estádio dos romenos do Universitatea Craiova.

Os 29 vencedores da terceira ronda preliminar juntam-se às 15 equipas afastadas na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões nos ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga Europa, cujo sorteio está marcado para sexta-feira, em Nyon (Suíça), sede da UEFA.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?