loading

Covid-19: Cerca de 231 mil famílias timorenses já receberam apoio do Governo

O primeiro-ministro timorense disse hoje que cerca de 231 mil famílias, de um universo de 298 mil, já receberam um subsídio de 200 dólares do Governo, no âmbito das medidas para combater os efeitos socioeconómicos da pandemia.

Covid-19: Cerca de 231 mil famílias timorenses já receberam apoio do Governo

Taur Matan Ruak, que falava aos jornalistas depois da sua reunião semanal com o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, recordou que esta é a primeira vez que o país implementa uma medida desta dimensão e complexidade.

Em causa está a mais complexa das medidas anunciadas pelo Governo, que prevê um apoio mensal de 100 dólares (cerca de 92 euros) até um máximo de três meses, com o primeiro pagamento a abranger dois meses, devido ao atraso na implementação.

O complexo processo de pagamento tem sido marcado por alguns problemas, com milhares de reclamações de famílias que dizem não ter sido incluídas nas listas.

“Estamos a ver as reclamações. É a primeira vez que estamos a fazer um processo como este. Vamos ver”, referiu.

A Comissão Anticorrupção (CAC) informou por seu lado terem sido detetadas algumas irregularidades nos pagamentos, com críticas igualmente ao facto de não estarem a ser respeitadas e cumpridas as medidas de higiene e distanciamento social devido à covid-19.

Em curso está igualmente o processo de pagamento de outra das respostas do Executivo timorense à pandemia, um subsídio de 60% dos salários, como medida de apoio ao emprego, através do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

O INSS estava há várias semanas preparado para começar a emitir os pagamentos, mas o processo foi atrasado porque o Governo, através do Fundo Covid-19, ainda não tinha dado autorização para a cabimentação da despesa associada.

Apesar de esta questão ter sido resolvida, muitos trabalhadores continuam sem receber, agora por atrasos no processamento dos pagamentos por parte dos três bancos que operam em Timor-Leste, o português BNU, o indonésio Mandiri e o timorense BNCTL.

Fonte do INSS explicou que as primeiras ordens de pagamento foram dadas aos bancos em 08 de junho, mas muitos trabalhadores continuam à espera de receber o dinheiro nas contas.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?