loading

Notícias Futebol 365 - Pedro Moura

Opinião

França: Helena Costa e a vida para lá do pico mediático

Nunca como agora o modesto Clermont Foot recebeu tanta atenção dos media. A (boa) culpa reside na contratação da primeira treinadora para um clube profissional masculino. Helena Costa é a protagonista desta inteligente jogada, comunicacionalmente falando. Contudo, como não será de estranhar, esta contratação não pode ser apenas um brilhante lance de comunicação. E, felizmente, a técnica portuguesa já o tornou evidente.

24-05-2014 · 14:55

Opinião

Vítor Pereira sem as amarras do clube é um comunicador interessante

Os clubes portugueses com mais atenção mediática caem, insistentemente, no erro de restringir ao máximo a sua comunicação através dos meios de comunicação social (sem contar com os dos clubes, claro). Já o dissemos antes e voltamos a fazê-lo: falar a um meio do clube é uma coisa, falar a um órgão independente é outra bastante diferente. Quer a nível simbólico, quer no que concerne aos públicos abrangidos, quer em relação aos objectivos a cumprir.

11-05-2014 · 12:14

Opinião

Manchester United: David Moyes não resistiu ao futebol moderno

O sucessor de Sir Alex Ferguson aguentou cerca de dez meses no cargo. O lendário 'manager' escocês construiu e reconstruiu o mais bem-sucedido Manchester United da História ao longo de 27 temporadas, mas David Moyes nem chegou ao final da época de estreia.

26-04-2014 · 14:03

Opinião

Série A: Uma viagem do topo para a segunda linha da Europa

Há 20 anos, o Calcio era o melhor futebol do Mundo. A Liga Italiana dominava o futebol europeu e mundial. Contudo, hoje o cenário é muito diferente. Os campeonatos inglês e espanhol estão francamente à frente e o alemão também já será superior. Itália já não está entre os três grandes e este facto não deixa de causar alguma inquietação.

12-04-2014 · 16:14

Opinião

FC Porto: A boa surpresa que está a ser Luís Castro

O atual treinador do FC Porto arrisca-se a ser uma das mais agradáveis revelações comunicacionais desta temporada. Para confirmar este estatuto, Luís Castro apenas precisa de manter o rumo que tem seguido. Isto acontece porque o caminho trilhado tem sido absolutamente coerente e consistente, sendo facilmente percecionado como natural.

29-03-2014 · 15:16

Opinião

Reputação: André Villas-Boas e a sua gestão de carreira

Há treinadores de futebol cuja gestão de carreira está longe de ser a melhor. Domingos Paciência é o expoente máximo no campo das péssimas escolhas. Depois dos bons trabalhos na União de Leiria, na Académica e no Sporting de Braga, o técnico agora no mais que modesto Kayserispor turco está há três anos a defraudar as boas expectativas que criou.

15-03-2014 · 16:03

Opinião

Naturalizações, ou como banalizar as seleções nacionais

Vivemos tempos de permanente tumulto. Como muito bem referiu Zygmunt Bauman, a modernidade é marcada pela constante revolução dos líquidos. Com isto, aquilo que nos habituámos a dar como adquirido já não se encontra em estado sólido. Aquilo que já estava cristalizado encontra-se em revolução. O futebol não é excepção, tal como não o são as seleções nacionais.

01-03-2014 · 14:36

Opinião

Chelsea: Um primeiro balanço da segunda vida de Mourinho em Inglaterra

José Mourinho é uma das personalidades mais mediáticas do mundo do futebol. O técnico português congrega em si mais atenções, expectativas e desejos do que a maioria dos clubes profissionais. Como escrevemos em dois textos anteriores, o regresso ao Chelsea afigurava-se como um verdadeiro desafio para a reputação do setubalense. Ainda especial ou já sem o toque de Midas, esta era uma das muitas interrogações existentes depois da desgastante aventura no Real Madrid.

15-02-2014 · 14:30

Opinião

A Taça da Liga está num ponto de não retorno?

Há quase dois anos, em abril de 2012, perguntamos no nosso blogue se alguém queria a Taça da Liga. Fizémo-lo devido a uma convicção muito clara: quer os clubes quer os adeptos pareciam não valorizar a competição. Os primeiros preferiam disputar jogos do campeonato ou da Taça de Portugal. Os segundos preferiam ver essas mesmas duas competições.

01-02-2014 · 18:11

Opinião

Jorge Jesus e um Benfica 'made in' Benfica: Uma história impossível!

Por muito que o treinador do Benfica procure fazer gestão de danos, não há maneira de Jorge Jesus evitar o reforço de uma característica muito particular da sua reputação: a aversão à aposta em jogadores formados nos encarnados. Jesus não lança a prata da casa (pelo menos por vontade própria). Ponto final.

18-01-2014 · 17:17

Opinião

FC Porto: Helton e o primeiro grande ato de comunicação de 2014

No texto da semana passada, a propósito de Ricardo Quaresma, fizemos referência às pouco comuns debilidades que a estrutura do FC Porto está a apresentar na presente temporada. No fundo, a organização portista não tem conseguido evitar ‘ruídos’ que, por norma, não existiam. Das declarações de Quintero e Defour à incapacidade de resguardar Paulo Fonseca, a atual época desportiva tem mostrado que não é fácil lidar com crises, sobretudo quando não se está precavido.

04-01-2014 · 13:40

Opinião

O regresso de Quaresma: Uma última oportunidade para cumprir o talento?

Ricardo Quaresma é (foi?), indiscutivelmente, um dos jogadores mais talentosos da sua geração. Antes de Portugal sonhar com Cristiano Ronaldo, era o extremo agora no FC Porto que detinha o rótulo de maior promessa do futebol português. Contudo, Quaresma raramente correspondeu àquilo que prometeu. O FC Porto foi o único oásis da sua carreira. Quaresma nunca cumpriu a marca que todos anteviram que poderia ser.

28-12-2013 · 14:08

Opinião

Liga Europa: Paços de Ferreira, Estoril e V. Guimarães vistos como marcas

A participação das equipas portuguesas na fase de grupos da segunda competição de clubes da UEFA foi pobre. Paços de Ferreira, Estoril-Praia e Vitória de Guimarães não conseguiram mais do que oito empates e um triunfo nos 18 jogos disputados na Liga Europa. Contudo, há vida para além dos resultados. Este texto surge com o objetivo de dar conta disso mesmo, partindo das marcas, como não podia deixar de ser.

14-12-2013 · 15:21

Opinião

A comunicação como parte de pleno direito da complexidade do futebol

O sucesso de José Mourinho representou, no seio do futebol português, o triunfo de uma forma muito particular de encarar o jogo em causa. A partir desse momento, boa parte do discurso sobre futebol passou a ser feito em relação ao seu todo, de forma holística, na sua complexidade.

30-11-2013 · 14:33

Opinião

'Jogar à...': Uma mão cheia de nada?

É frequente sermos confrontados com as declarações de alguém que diz querer 'jogar à'. Após a expressão segue-se o nome do clube. Na maioria das situações, não passa de uma declaração de intenções sem qualquer fundamento. Noutros casos, trata-se de uma manifestação, mais ou menos ingénua, sobre onde queremos estar.

16-11-2013 · 17:53

Opinião

Olhanense e Paços de Ferreira: Dois despedimentos à luz da comunicação

Abel Xavier e Costinha representaram, respetivamente, a segunda e a terceira mudança de treinador na I Liga portuguesa. Apesar de nenhum dos dois ter a formação necessária para se assumirem como técnicos principais, o que levou José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, a considerar que não se trataram de «verdadeiros despedimentos», ambos partilham alguns aspetos que os tornam muito interessantes do ponto de vista comunicacional.

03-11-2013 · 21:46

Opinião

Sporting: A surpresa de Jardim e a gestão das marcas

Falar a uma só voz é fundamental num campo tão exposto como o futebol. Poucas atividades merecerão tanta atenção, de tanta gente, como esta modalidade. Meios de comunicação social, adeptos, rivais e afins. O desporto-rei é, com poucas dúvidas, a coisa mais importante entre as menos importantes, de acordo com uma velha frase atribuída a Arrigo Sacchi. Ora, como não podemos escolher não comunicar, todos os cuidados com as mensagens que difundimos são absolutamente necessários.

19-10-2013 · 14:27

Opinião

A FIFA é um dos maiores inimigos da reputação do futebol?

Confusões, declarações infelizes e suspeitas. Muitas suspeitas. O organismo que gere o futebol mundial não será, certamente, um dos que suscitam mais confiança entre os adeptos do desporto-rei. A FIFA não vive um momento de grande fulgor e isso reflete-se na sua reputação.

07-10-2013 · 00:24
Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?